Blog da FlightCargo

Veja quais são as principais características do transporte aéreo de cargas

Terça-feira, 27 Setembro 2022

O modal aéreo é um dos transportes em ascensão no Brasil, dado que suas características de maior agilidade e segurança são cruciais na realização de determinadas demandas que carecem disso para garantir uma operação eficiente. Além disso, o transporte aéreo de cargas é considerada tendência estratégica para operações urgentes, ou seja, assegura que o prazo estipulado seja cumprido, mesmo que a entrega exija o mínimo de tempo possível.

A partir disso, essa é uma ótima solução logística para a movimentação de materiais como as vacinas, por exemplo, os quais demandam rapidez e cuidados especiais que são garantidos por meio deste transporte.

Diante disso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são as principais características do transporte aéreo de cargas. Veja e saiba mais:

Transporte aéreo de cargas: Como funciona?

Entende-se que o transporte aéreo de cargas tem como característica principal a agilidade, e em função disso costuma ser muito utilizado para a movimentação de produtos perecíveis, farmacêuticos, resfriados e cargas urgentes. Além disso, é considerado um dos transportes mais seguros por conta do baixo índice de acidentes ou com possibilidade de roubos e furtos, sendo então recomendado para o transporte de cargas valiosas.

Neste contexto, como a maioria das mercadorias transportadas por meio deste modal requer cuidados especiais, é fundamental que aeronaves quando necessário contem com iluminação, temperatura e ventilação adequada. 

Além do mais, outros cuidados importantes refere-se:

  • Embalagens – neste caso, o dono da mercadoria fica a cargo de providenciar a embalagem adequada a fim de que assegure a sua integridade durante todo o processo. 
  • Etiquetagem – Cada caixa precisa da devida etiquetagem contendo informações como remetente, destinatário e a quantidade máxima permitida sobre o empilhamento.
  • Instruções – Deve-se instruir corretamente sobre se o produto é frágil e a necessidade de armazenagem específica, por exemplo. 

Sendo assim, vale frisar que há modelos de aviões que realizam somente o transporte de cargas, sem contar com a presença de passageiros. Assim como também ocorre das cargas serem transportadas na mesma aeronave com passageiros, sendo armazenadas nos porões dos aviões.

Modal aéreo: Principais características

Agilidade

Este certamente é o fator considerado de maior vantagem oferecida pelo modal aéreo. Isso porque, diferentemente do modal rodoviário, neste caso não há congestionamentos, estradas sem sinalização ou ainda, rodovias com má infraestrutura. Resultando assim numa operação de entrega mais rápida, pois existem pouquíssimas chances de adversidades durante a viagem que atrapalhem ou aumentem o prazo estipulado. 

Procedimentos

Dentre as especificidades referentes ao modal aéreo estão alguns procedimentos essenciais que garantem maior segurança. Deste modo, a etiquetagem, o empilhamento adequado das caixas e identificação do remetente/destinatário/destino,  evitam-se avarias, extravios ou violações das embalagens.

Segurança 

Para que haja maior segurança, os transportadores aéreos disponibilizam serviços de atendimento ao consumidor, além do sistema de rastreamento com informações em tempo real, o qual informa o andamento do processo de entrega e facilita a localização da carga.

Acessibilidade 

Geralmente o transporte aéreo possibilita que áreas mais distantes e remotas sejam atendidas rapidamente. Dado que, lugares com difícil acesso requer o uso de aeronaves com adaptabilidade, ainda mais devido a grande distância percorrida. Por esse motivo, algumas aeronaves reconfiguram seus espaços internos de armazenamento com a finalidade de que os produtos sejam acomodados de acordo com suas características.

Disponibilidade de voos

Outra questão importante relacionada a este modal, é que há diversas disponibilidades de rotas em diferentes companhias aéreas. Com isso, permite que as empresas tenham mais opções de itinerários para o envio de suas mercadorias, sendo necessário apenas que alguma das rotas percorridas seja a mesma do destinatário final. 

Seguro para o transporte aéreo de cargas

Mesmo que seja um transporte seguro, é primordial que os transportadores aéreos contem com seguro de cargas em suas operações. Neste sentido, esta contratação é importante sobretudo, no envio de produtos valiosos, delicados e urgentes e assim evitam-se problemas com avarias, visto que o seguro previne possíveis prejuízos. 

Portanto, o transporte aéreo de cargas tem se tornado cada vez mais necessário para as logísticas e ainda é uma forma de garantir diferencial competitivo no mercado. Por isso, acredita-se que as empresas do setor adotem este modal em suas operações no intuito de atender as devidas necessidades logísticas. 

Voltar

Dúvidas?
Entre em contato conosco