Blog da FlightCargo

Veja dicas imprescindíveis para o transporte eficiente direcionado ao setor de e-commerce

Terça-feira, 31 Janeiro 2023

O transporte direcionado ao e-commerce carece de uma logística eficiente para manter um bom relacionamento com os clientes, bem como garantir a sua satisfação. Isso é importante, pois, já que não há o contato físico entre a empresa e seus consumidores, é a logística que auxilia na criação desse elo. 

Pensando nisso, para entender melhor sobre este assunto, elaboramos, a seguir, dicas imprescindíveis para o transporte eficiente direcionado ao setor de e-commerce. Acompanhe: 

Dica 1 – Trabalhe com previsão de demanda

A previsão de demanda é realizada com base no histórico de vendas de determinado período. Sendo assim, ela pode ser feita de maneira mensal ou trimestral, considerando períodos de sazonalidade, entre outros fatores, que serão utilizados conforme o método de avaliação dos gestores e do modelo de negócio.

Contudo, mesmo que isso não seja 100% seguro, será possível analisar o  comportamento de procura dos clientes e com a previsão de demanda fornecer uma base relativamente confiável. Certamente isso será útil para decisões de compra e para composição do estoque.

Dica 2 – Defina prazos realistas

O prazo de entrega é um dos pilares mais importantes nas operações do e-commerce. Isso porque, o cliente pode ficar insatisfeito ao notar que sua mercadoria não chegou no dia previsto.

Por essa razão, o recomendado é que as datas sejam realistas e que deixe claro a possibilidade de cumprimento desse prazo. Sendo que, para conquistar os clientes, a ideia é colocar uma data distante e realizar a entrega antecipadamente, deixando o consumidor surpreso com a agilidade da mercadoria. 

Dica 3 – Disponha de uma logística reversa com política de troca e devolução

As trocas e devoluções de produtos são de responsabilidade da loja virtual. Dessa forma, para melhorar a logística de e-commerce, é necessário planejar o fluxo reverso dos materiais de maneira que consiga atender os consumidores da melhor forma possível. Com isso, a opção ideal é buscar dispor da logística reversa, a fim de atender efetivamente às demandas do setor, principalmente visando as possibilidades de consumidores que desejam realizar troca ou devolução.

Neste sentido, é importante ter uma política de troca e devolução bem definida, para que o processo seja bem estruturado, claro e transparente e, que o mesmo seja disponibilizado no site, no intuito de que os consumidores tenham fácil acesso e entendam o prazo estimado para envio das mercadorias que irão realizar o fluxo reverso.

Só para exemplificar, ao estabelecer que cada item devolvido seja enviado um e-mail, o e-commerce se prepara para receber, identificar o cliente e o pedido e, então, agilizar o processo de envio de um novo item.

Dica 4 – Elabore um planejamento 

Qualquer operação bem-sucedida exige muito planejamento e análise. Em função disso, para quem deseja melhorar o transporte direcionado ao e-commerce precisa seguir essa mesma ideia. Por isso, é essencial pensar em todas as questões que envolvem este tipo de processo. Isso significa dizer que é necessário contratar fornecedores confiáveis, planejar decisões de compras, estabelecer níveis de serviço e atendimento, controlar os custos, criar ações de pós-venda, dentre outros processos importantes que fazem parte das operações deste segmento. 

Dica 5 – Ofereça opções de entregas flexíveis

Um bom transporte para o e-commerce oferece opções flexíveis de entregas. Dado que, os clientes estão cada vez mais apegados às marcas, e quando se oferece opções de transporte e pagamento de frete, isso se torna um diferencial competitivo no que diz respeito a conclusão da compra. 

Desse modo, entregas mais demoradas geralmente possuem um valor de frete mais barato. Além disso, há também a entrega conhecida como same day delivery, que realiza a entrega no mesmo dia da compra, porém, com o valor do frete mais alto. 

Logo, é fundamental analisar as formas de entregas, visto que possuem consumidores dispostos a pagar mais caro em troca da comodidade de receber sua mercadoria no mesmo dia da compra. 

Portanto, no transporte direcionado ao setor de e-commerce, é crucial pensar na logística como um todo, por meio de análises dos processos e observando as melhores práticas de mercado. Além do mais, deve-se verificar os pontos fracos existentes e, assim, corrigi-los para evitar que prejudiquem as operações. A partir de tudo isso, tornará mais fácil buscar soluções e alternativas ideais para garantir um transporte eficiente no e-commerce e, consequentemente adquirir um diferencial competitivo.  

Voltar

Dúvidas?
Entre em contato conosco