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Operação personalizada na logística: porque é importante e seus principais benefícios

Quarta-feira, 26 Abril 2023

A personalização na logística é uma estratégia considerável que aumenta a possibilidade de sucesso das operações e crescimento de mercado. Além disso, auxilia na conquista da satisfação e fidelização dos clientes, uma vez que torna os serviços mais direcionados às necessidades específicas de cada um deles, sendo também considerado um diferencial competitivo.

Desse modo, essa prática modela os produtos e serviços conforme cada demanda, maximizando a eficiência dos serviços ao mesmo tempo que reduz os custos e tempo de produção. Logo, compreende-se que essa é uma tendência que gera maior assertividade, isso porque a sua função principal é extrair dados e informações pertinentes relacionadas aos clientes. 

Diante disso, para que possamos entender melhor sobre este tema, a seguir, explicaremos qual a importância da operação personalizada na logística e seus principais benefícios. Confira:

Personalização nas operações logísticas

Primordialmente, a personalização refere-se ao ato de modelar um produto ou serviço conforme as especificidades de cada cliente. De maneira geral, na logística isso significa adequar os processos como armazenagem, embalagem, etiquetagem e outros para atender as demandas dos clientes e, por consequência, tornar as operações mais efetivas.

Sendo assim, o desenvolvimento de estratégias mais direcionadas ajudam a entregar um serviço em que o cliente se sente especial. Lembre-se que atualmente eles estão cada vez mais bem-informados e não se contentam apenas com serviços padronizados, visto que eles querem soluções que leve em consideração os seus desejos, necessidades e valores.  

Devido a isso, entende-se que a personalização resulta em diversos benefícios não somente para empresa, mas também para os clientes. No entanto, essa não é uma tarefa tão simples e que existem alguns desafios no que diz respeito a se adequar às necessidades distintas e, a partir disso, oferecer novos serviços, os quais possibilitam o aperfeiçoamento de suas técnicas e aumento de oportunidades.

Como realizar uma operação personalizada na logística

Para que possa oferecer um serviço ideal aos seus clientes, deve-se considerar suas particularidades e necessidades, sendo extremamente importante conhecê-lo de verdade. Dessa forma, somente conhecendo suas operações e devidamente os clientes, é possível entregar uma logística sob medida. Em função disso, são observados aspectos como:

Equipe qualificada – Como é necessário a obtenção de informações sobre os clientes, isso requer uma equipe especializada e que tenha maior sensibilidade para lidar com pessoas. 

Investimento em multicanais – Uma operação personalizada exige fácil acesso entre as partes envolvidas. Com isso, é preciso a disponibilização de múltiplos canais e deve-se assegurar a mesma consistência em todos eles.

Solicitação de feedback – É crucial ouvir os clientes para que consiga personalizar as operações de maneira mais assertiva. Exemplo disso, é entender o que ele achou do serviço/produto adquirido, suas expectativas e os pontos que podem ser melhorados.

Acompanhe o cliente – Trata-se de uma forma indireta de descobrir exatamente o que eles pensam e o que precisam, sem a necessidade de realizar perguntas por meio de pesquisas. De modo geral, propicia o melhor entendimento de suas necessidades. Entretanto, este é um monitoramento complexo, que abrange análise de grande volume de dados brutos.

Benefícios das operações personalizadas

São muitos os benefícios de contar com operações personalizadas no setor logístico, além deste ser sinônimo de diferencial para fechamento de negócios. Neste sentido, entre os principais benefícios podemos destacar:

Maior assertividade O serviço personalizado aumenta as chances de acerto, ao mesmo tempo que minimiza os desperdício de recursos e tempo de produção, pois todos os esforços são voltados naquilo que o cliente realmente precisa.

Fidelidade dos clientes Quando o assunto é a fidelização dos clientes, este costuma ser o principal objetivo de qualquer negócio. Dessa maneira, com as atividades logísticas personalizadas, os clientes procuram seus serviços com maior frequência.

Melhora o relacionamento com os clientes Conforme já mencionado, para que a logística seja personalizada, é necessário conhecer muito bem seu cliente, visto que esse processo o aproxima do gestor que, a cada serviço entregue de forma única, eleva a relação com o cliente a outro patamar. Assim, ao oferecer uma logística personalizada isso significa adicionar um toque humano a todas e quaisquer interações.

Integração dos serviços – A logística personalizada integra os serviços e os sistemas, pois ao contratar uma solução, ela será concebida em todas as aplicações. Em virtude disso, reduz as possibilidades de falhas durante o processo e permite a diminuição de custos e auxilia na adaptação de mudanças. 

Automatização dos processos – Esse tipo de prática quando alinhado com ferramentas tecnológicas, torna os processos mais ágeis, eficientes e entrega serviços qualificados. Além do mais, diminui significativamente os serviços manuais e agiliza as operações, proporcionando mais tempo às equipes para se dedicarem a outras atividades.

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