Quando falamos em uma logística flexível, refere-se à característica importante para garantir maior eficiência nas operações. Desse modo, a flexibilidade tem se tornado cada vez mais presente nas atividades do setor, além de ser considerada diferencial para gestão da cadeia de suprimentos, uma vez que possibilita que os processos sejam realizados mais rapidamente. Entretanto, para aplicar a logística flexível requer adequações relacionadas às transformações de consumo, especialmente no que diz respeito à busca por inovações de mercado, com intuito de que a empresa consiga obter maior crescimento de mercado.
Neste contexto, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como implementar a logística flexível e quais são seus principais benefícios. Confira:
O que é a logística flexível?
A logística flexível é um método diferenciado dos demais, visto que por meio dele é possível acompanhar o mercado e suas inovações. Em função disso, aquelas empresas que têm a intenção de aumentar o faturamento, melhorar o prazo de entrega e o atendimento ao cliente, têm a oportunidade de implementar a logística flexível em suas atividades.
Sendo assim, o conceito de flexibilidade refere-se à capacidade de uma organização investir, em curto prazo, em uma operação de adequação rápida, seja do que fazer, como ou quando fazer, em um mercado indefinido como o do setor logístico.
Além disso, o ser flexível também tem relação com a habilidade de produzir rapidamente versões atualizadas de produtos ou serviços já existentes, ou ainda, a capacidade de gerar novos produtos e ainda fornecer variedades.
Posto isso, a produção conhecida como “enxuta” é baseada na flexibilidade logística, uma vez que tem como objetivo “fazer mais, com menos”. Logo, com processos mais enxutos e mais rápidos, tem como resultado a diminuição de desperdícios e a integração de padrões mais simplificados.
Só para ilustrar, no setor logístico isso se aplica na modalidade do transporte de cargas fracionadas, que envia mercadorias em pequenas quantidades ocupando somente parte do compartimento do veículo. Assim, permite que o mesmo frete seja utilizado por diferentes clientes.
Benefícios da logística flexível
Maior agilidade
Com uma logística flexível é possível garantir maior agilidade de resposta, com serviços mais rápidos e diferenciados aos clientes e em prazos mais curtos. A partir disso, as transportadoras obtêm maior confiança no que concerne aos processos logísticos internos, nos negócios e certamente aos clientes. Além do que, possibilita que toda programação ocorra conforme o previsto, garantindo assim, melhores resultados.
Redução de custos e aumento da produtividade
A flexibilidade na logística permite redução nos custos operacionais. Isso porque, são implementados canais de distribuição mais eficientes, que além de garantir redução de custos, aumentam a competitividade da empresa.
Dessa forma, é possível ainda aumentar a produtividade, o qual também é dos principais objetivos das empresas que adotam a flexibilidade. Devido a isso, as transportadoras têm maiores chances de operar independentemente das condições.
Segurança
Quanto à segurança, esse é um ponto de extrema importância para que haja excelência nos serviços prestados. Dado isso, práticas como a flexibilidade asseguram processos com atendimento no prazo e de acordo com as condições especificadas de cada mercadoria, a fim de garantir maior credibilidade. Lembrando que, qualquer tipo de falha gera prejuízos que impactam de maneira negativa na imagem da empresa.
Portanto, entende-se que a logística flexível é um método importante, principalmente para aprimorar os processos e garantir diversos benefícios, sendo considerado um ótimo diferencial competitivo para o setor.