Blog da FlightCargo

 Confira a importância das embalagens nas operações logísticas

Sexta-feira, 26 Maio 2023

No processo logístico existem diversas etapas e, para que tudo seja realizado eficientemente é necessário atenção com alguns aspectos. Sendo assim, entre esses, um considerado de extrema importância são as embalagens, responsáveis por armazenar o produto, além de serem utilizadas durante a movimentação da carga. Com isso, o principal objetivo da embalagem é garantir a integridade da mercadoria quando transportada, a fim de aumentar a sua segurança e tornar os clientes mais satisfeitos. Por isso, é fundamental definir as embalagens de acordo com as especificidades de cada item, visto que existe uma grande variedade no mercado, em diferentes tipos de materiais.

Neste contexto, para que possamos compreender melhor este assunto, a seguir, explicaremos qual é a importância das embalagens nas operações logísticas. Confira:

A importância das embalagens na logística

Primeiramente, a embalagem tem como finalidade acomodar os produtos e mantê-los protegidos conforme suas características. Desse modo, nesse processo, o material utilizado para embalar materiais resistentes é diferente dos utilizados nos frágeis, por exemplo.

Logo, entre as principais funções da embalagem nas operações logísticas podemos citar:

  • Evitar avarias;
  • Manter as características dos produtos;
  • Evitar infestação de insetos;
  • Facilitar a contagem de mercadorias, durante o armazenamento, transporte e manuseio.

Neste sentido, há múltiplos tipos de embalagens para acomodar cada tipo de material. Além do mais, novas possibilidades estão sempre em desenvolvimento, com intuito de oferecer maior segurança e melhor custo-benefício.

Com as embalagens adequadas evitam-se que as mercadorias sofram avarias durante o transporte. Além do que, caixas em péssimo estado de conservação causam imagem negativa aos clientes, que ficam preocupados com a integridade de suas mercadorias.

Vale lembrar que muitas empresas têm investido fortemente nas embalagens sustentáveis, aquelas que podem ser reutilizáveis e também destinadas à reciclagem.

Quais são os tipos de embalagens na logística?

As embalagens na logística são definidas como primária, secundária e terciária. Sendo que essa definição ocorre  dependendo basicamente do tipo de contato que ela tenha com o produto.

Primária – possui contato direto com o produto e é a responsável direta por protegê-lo. Exemplo disso, são as caixas de leite, cartela de medicamentos, garrafas pet de refrigerantes, frascos de item de limpeza e higiene, dentre outros. 

Secundária – normalmente não é utilizada em todos os produtos, isso porque, muitas vão direto para a terciária. Desse modo, a secundária é utilizada quando a primária é frágil e, por isso, requer maior proteção para chegar ao cliente final. Como por exemplo, as caixas de medicamentos que acondicionam as cartelas metálicas de comprimidos.

Terciária – agrupa as embalagens primárias ou secundárias para facilitar o transporte. Exemplo disso, são os lotes de caixas de medicamentos ou ainda de alimentos acondicionados em uma única caixa para serem transportadas. Neste caso, são itens comercializados no varejo direcionadas ao cliente final.

Quais são os principais materiais utilizados?

De maneira geral, a embalagem pode ser feita de materiais que auxiliam na conservação dos produtos. Em função disso, os principais materiais utilizados são o papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

As embalagens de papelão e de caixa de madeira são as mais utilizadas, principalmente como terciária. Já o isopor, é do tipo secundária e o plástico é do tipo primária, juntamente com as de ligas metálicas, latas de aço e ligas de alumínio.

Como escolher as embalagens logísticas?

A escolha das embalagens logísticas deve ser feita de maneira minuciosa, a fim de que a empresa não tenha custo extras, ou ainda, insatisfação dos consumidores no momento da entrega, além de garantir que o processo seja realizado mais rapidamente e com maior eficiência. Assim, é preciso analisar os seguintes aspectos:

  • Averiguar quantos produtos podem ser incluídos na embalagem para que o transporte seja eficiente e seguro;
  • Observar a necessidade de implementação de mais uma proteção além da embalagem para que a mercadoria não sofra avarias. No caso de produtos que podem quebrar mais facilmente, além da embalagem principal, pode ser utilizado um plástico bolha para aumentar a proteção.

Portanto, as embalagens são cruciais nas operações logísticas, pois, a partir disso, garantem a integridade das mercadorias e bem como que possam ser consumidas.

Voltar

Dúvidas?
Entre em contato conosco